Minha lista de blogs

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Cursos oferecidos na Oficina Cultural Cândido Portinari - Ribeirão Preto

OFICINA “UMA IMAGEM NÃO VALE MAIS QUE 1.000 PALAVRAS: APRENDENDO A FAZER AUDIODESCRIÇÃO”
Coordenação: Flávia Machado.
17/9 a 22/10 – sábados – 9h às 12h.
Público: educadores, estudantes e profissionais das áreas de comunicação e de tradução, pessoas que convivem com pessoas com deficiência visual, atores, diretores, produtores culturais e outros interessados acima de 18 anos.
Inscrições: 8/8 a 15/9.
Seleção: carta de interesse.
15 vagas.
A audiodescrição é um recurso de acessibilidade comunicacional que consiste na narração descritiva de elementos visuais – figurinos, cenários, expressões faciais, movimentação de personagens etc. – para auxiliar a percepção e a compreensão de produções artísticas, culturais e educativas por pessoas com deficiência visual. Nesta atividade de capacitação, serão estudados textos teóricos, vídeos com audiodescrição e técnicas para elaboração de roteiro, locução e gravação.
Flávia Machado é mestre em Televisão Digital com especialização em Audiodescrição pela Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da Unesp. Entre outros trabalhos, recentemente audiodescreveu a ópera La Bohème, no Theatro Pedro II de Ribeirão Preto.

OFICINA DE JORNALISMO CULTURAL
Coordenação: Mariangela Gumerato.
12/9 a 26/10 – segundas e quartas-feiras – 19h às 21h.
Público: estudantes de Comunicação e demais interessados no tema, acima de 18 anos.
Inscrições: 8/8 a 9/9.
Seleção: ordem de inscrição (primeiros inscritos).
30 vagas.
A oficina mostrará a prática de reportagens e edições na área de Jornalismo Cultural, abordando mídias como jornais, revistas, televisão e internet.
Mariângela Gumerato é formada em Comunicação Social, com especialização em Jornalismo pela Universidade de Navarra, na Espanha. Trabalhou em jornais diários, rádio e na Agência Estado. Atualmente é editora da EPTV - Ribeirão Preto.

VIVÊNCIA “CORPOREIDADE POÉTICA: TRANSCENDENDO O CORPO PARTINDO DA ANCESTRALIDADE AFRICANA”
Coordenação: Kiusam Oliveira.
5/11 – sábado – 10h às 13h.
Público: profissionais da educação, dançarinos, músicos e artistas em geral.
Inscrições: 8/08 a 3/11.
Seleção: ordem de inscrição (primeiros inscritos).
100 vagas.
Dinâmica coletiva, lúdica e cultural, em que serão consideradas a literatura, a música, a corporeidade e a criação, cuja proposta é repensar a condição do negro brasileiro e divulgar a “Pedagogia da Ancestralidade”, estruturada pelos mitos africanos.
Kiusam Oliveira é doutora em Educação pela USP, bailarina, professora de dança afro e coordenadora do programa Diversidade na Escola: Combate ao Racismo Institucional, da Secretaria de Educação de Diadema.

OFICINA DE GESTÃO CULTURAL
Coordenação: Paulo de Azevedo.
27 e 28/8 – sábado e domingo – 9h às 12h e 13h às 16h.
Público: dirigentes e agentes culturais e interessados na área.
Inscrições: 8 a 25/8.
Seleção: carta de interesse.
25 vagas.
A atividade visa à capacitação técnica em ações e marketing culturais, com foco nas leis de incentivo, de fomento e de isenção fiscal regentes nas esferas municipal, estadual, federal e internacional.
Paulo de Azevedo é produtor teatral e sociólogo, formado pela FPA - Faculdade Paulista de Arte e pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo. Cursou Gestão Cultural em Florença e atuou como consultor para diversos programas culturais na Itália e no estado de São Paulo.

OFICINA DE EMPREENDEDORISMO CULTURAL: CONCEPÇÃO, PLANEJAMENTO E FORMATAÇÃO DE PROJETOS
Coordenação: Horizontes / CADE - Centro de Apoio ao Desenvolvimento e ao Empreendedorismo.
8 e 9/9 – quinta e sexta-feira – 9h às 12h e 13h às 18h.
Público: gestores e produtores culturais.
Inscrições: 8/8 a 7/9.
Seleção: ordem de inscrição (primeiros inscritos).
30 vagas.
Esta oficina de capacitação na área do empreendedorismo cultural tem como objetivos: apresentar informações atualizadas acerca do mercado cultural; orientar a elaboração e a redação de projetos culturais; identificar as possibilidades de financiamento para projetos na área da Cultura; fornecer subsídios para que os participantes possam atuar como gestores e produtores de Cultura dentro do conceito de economia criativa. Após o final da oficina, os participantes continuarão acompanhados pelos técnicos do CADE, por meio das redes sociais, Skype, e-mail ou telefone.
Horizontes é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), cuja missão é promover a sustentabilidade, a cidadania, a inclusão social e a geração de trabalho e renda por meio da educação. O CADE, um dos programas da Horizontes, tem suas bases voltadas para a difusão do conhecimento e capacitação técnica na área de elaboração de projetos culturais e empreendedorismo na economia criativa.

OFICINA “PLANO MUSEOLÓGICO E PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DE MUSEUS”
Coordenação: Paulo Lima.
19 e 20/10 – quarta e quinta-feira – 9h às 13h e 14h às 18h.
Público: profissionais de museus, estudantes e interessados na área.
Inscrições: 8/8 a 17/10.
Seleção: carta de interesse e currículo.
30 vagas.
Atividade de capacitação em Museologia, com enfoque na implantação, gestão e organização de museus e especial destaque para a elaboração do planejamento estratégico (plano museológico).
Paulo Lima é bacharel em Museologia. Atualmente é museólogo do Museu Lasar Segall e professor do Curso Técnico de Museus do Centro Paula Souza.
OFICINA “PATRIMÔNIO E GASTRONOMIA”
Coordenação: Nainôra Freitas.
21/10 – sexta-feira – 9h às 18h.
Público: interessados nas relações entre gastronomia, patrimônio e identidade cultural.
Inscrições: 8/8 a 19/10.
Seleção: carta de interesse e currículo.
30 vagas.
A oficina propõe uma reflexão sobre as origens e a diversidade de nossa cultura gastronômica e, a partir da culinária regional, remete o participante às memórias de sabores, aromas, pessoas e gestos.
Nainôra Freitas é doutora em História pela Unesp e professora universitária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário